[Resenha]: Metzengerstein - Edgar Allan Poe - #12mesesdepoe

em 27 de jan de 2016

Olá!! Hoje a resenha é um tanto especial. O motivo? O motivo é porque eu finalmente conseguir ler um conto do grande mestre Edgar Allan Poe. Estou querendo fazer essa leitura a séculos galera, acredite, e nunca tive a oportunidade, isso até descobrir o desafio #12mesesdepoe organizado pela blogueira Anna Costa, não pensei duas vezes e resolvi encarar essa empreitada que por sinal estou achando um máximo. 

Metzengerstein foi o conto selecionado para ser lido no mês de Janeiro, e o mesmo para quem não sabe foi o primeiro conto do autor a ser impresso em 1832. A história fala sobre o jovem Frederick, no auge dos seus 18 anos, ele é o único membro restante da família Metzengerstein. O foco da historia se dá pela grande rivalidade que os Metzengerstein tem com os Berlifitzing que por sinal ambas as famílias são vizinhas e cercadas por uma profecia. Frederick é suspeito de provocar um incêndio que mata o velho Conde Berlifitzing que era obcecado por caça e por cavalos, logo apos o ocorrido o jovem Frederick fica intrigado com um cavalo indomável que surge em seu castelo, algumas pessoas diziam que o cavalo misterioso pertencia ao falecido Conde mas nenhum membro de sua família reconheceu o tal animal, e então o jovem barão se apossa do cavalo e partir disso que coisas estranhas e bizarras começam a acontecer. 

Como mencionei no começo desse post, já sabem que esse conto foi meu primeiro contato que tive com a escrita Poe. Precisei ler a historia umas duas vezes para de fato compreender, já que Poe tem um estilo próprio de escrita e bem mais rebuscada dificultou um pouco minha leitura e compreensão de certos fatos que se passava, mas depois peguei o jeito e a leitura fluiu, de vagar mais fluiu. Sobre o conto em si? Confesso que esperava um pouco mais, achei um conto bem fraco, percebi de cara que não será o meu conto favorito, no entanto por ser um conto bem curtinho não dava para se esperar muita coisa mesmo não é? Enfim, apesar da dificuldade em ler logo no inicio a leitura valeu muito, muito a pena é notável a habilidade do autor, não é a toa que o chamam de mestre. Super recomendo a leitura.

Vou finalizar deixando aqui o convite para quem quiser participar do desafio #12mesesdepoe. O desafio está ganhando grandes proporções, tem muita gente participando e se divertindo. Para quem se interessar e quer saber como funciona é só clicar AQUI! 

E só dando uma pequena observação, eu não farei resenha de todos os contos lidos durante o desafio, farei resenha aqui no blog somente de contos que eu realmente achar interessante.

É isso, vamos participar do desafio? Já leram algum conto de Edgar Allan Poe? Me contem nos comentários. 

10 comentários:

  1. Eu sempre quis conhecer a escrita de Poe, já li algumas resenhas de alguns contos dele pela internet. Também achei interessante a ideia desse desafio. Se tudo der certo acho que vou entrar nessa em Fevereiro. :D
    Gistei da resenha. Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elo, já que você sempre quis conhecer a escrita de Poe aproveite e participe do desafio. :D

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Gi.
    Eu leio Poe há muito tempo, mas mesmo assim fiquei com dor de cabeça após a leitura desse, ele bem denso, precisa de muita atenção. Vou falar um pouco dele lá no meu blog nos próximos dias, mas posso adiantar que gostei, mas também não é meu favorito.
    Adorei conhecer seu blog, vi que você gosta de animês e mangás, nós aqui do Poyo também gostamos muito venha nos conhecer se puder ^^

    http://poyozodance.blogspot.com.br/2016/01/nerdices-1-joga-rio-preto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, sim, eu gosto muito de animes e mangás. Obrigada pela visita e pode deixar que vou dar uma passadinha lá no seu blog.

      Abraço!

      Excluir
  3. Oie! Eu sempre vi ótimos comentários elogiando a escrita de Poe e, até um tempo atrás, me sentia culpada por nunca ter lido algo dele e a minha vontade crescia cada vez mais. Mas quando li a primeira resenha desse projeto percebi que não é o fato de ele ser "o mestre" que o fará ser amado por todos, sem exceções. As resenhas que venho lendo estão me mostrando que a escrita de Allan Poe não é para mim. Admiro quem consegue escrever de um jeito mais formal, profundo, porém não consigo realizar a leitura direito. Mas fico feliz em saber que você curtiu e que bom que, apesar das primeiras dificuldades, seu primeiro contato com o autor foi bem sucedido :3 Torço para que o restante do projeto seja bom para todos os participantes.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu conheci o autor faz pouco tempo, ainda não li nada dele, mas com esse projeto eu tenho escutado muitos blogs falando sobre ele. Até fico curiosa e acho incrível que suas obras ainda impressionem. Não sei se eu gostaria da leitura, justamente por ser mais robusta.

    ResponderExcluir
  5. Já vi esse desafio em outro blog e gostei bastante. Eu só não faço pq eu sei que não vou ler kkk
    Mas sobre a sua resenha eu achei otima, mesmo que vc tenha esperado mais, eu acho é bom começar assim, assim o autor vai crescendo pra vc. Eu nunca li nada dele, mas morro de curiosidade
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que ele é um clássico, mas não é o gênero que me atrai. Sua resenha está ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu nunca li nada do Poe, mas sempre ouvi falar muito bem dos textos. O desafio parece ser muito legal e espero que você consiga finaliza-lo.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Desafios são muito legais!
    Confesso que não conheço o autor e que o fato de saber que é muito rabuscada sua escrita me leva a não ter vontade de ler. o.o
    É ruim quando não atende nossas expectativas, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir

Design e Codificação por KFOFO DESIGN | todos os direitos reservados 2016 subir▲